Nossa História

 

Na década de 1980 um grupo de pessoas preocupado com o aumento do índice de prostituição infantil nas ruas da cidade de Joinville/SC iniciou um trabalho de “orientação” para auxiliar estas meninas a abandonarem tal condição.

Em 1986 fundaram a Associação Beneficente Renascer, e construíram uma sede para abrigar meninas de 12 a 17 anos em situação de risco social e pessoal. Os princípios que guiaram os fundadores da Associação esta fundamentado no tripé: MULHER – CRIANÇA – FAMÍLIA.

Conceituaram que o Projeto deveria privilegiar as crianças em relação à manutenção do vínculo familiar. Posteriormente, verificou-se a necessidade da modificação da demanda e passamos a atender as gestantes, tendo em vista que este tipo de trabalho não existia no município de Joinville/SC. Em novembro de 1998, abrigamos a primeira gestante com seus seis filhos, iniciando oficialmente os trabalhos da Casa da Gestante – Renascer.

O objetivo da Associação Beneficente Renascer foi adaptado para trabalhar com mães gestantes e seus filhos que apresentam risco social e com possibilidade de doação e/ou abandono dos mesmos quebrando o vínculo familiar”. O aspecto legal em que foi baseado o projeto da Casa da Gestante Renascer esta na Lei 8069, de 13/07/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente nos seus Artigos 19 e 23.

Em 12 de fevereiro de 2012 as Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo assumiram o Lar Renascer. A Congregação das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo foi fundada em 1984 no Estado Espírito Santo, pela Madre Maria José do Espírito Santo, CMES. Tendo como carisma “Contemplar para evangelizar à luz do Espírito Santo com novo ardor missionário”, ou seja, oração e ação apostólica. As Irmãs Carmelitas realizam a nova missão na área social em defesa da vida.

 

Logomarca Renascer

 

As mãos representam a confiança, o acolhimento, o amparo, que é oferecido pela Casa da Gestante Renascer. Construída com linhas orgânicas e desenhada em forma elíptica para transmitir envolvimento e acolhida. As espessuras irregulares passam informalidade o que aproxima mais as pessoas com a marca. As cores amarelo e rosa foram escolhidas respectivamente para associação ao sol, luz, vida nova e o rosa a feminilidade.

A logomarca bem como o seu manual foram desenvolvidos no ano de 2009 pelas estudantes do curso de Design da Univille em parceria com a AJOS.